Inveja é tristeza pelo bem dos outros. Mas dito negativamente é “alegria pelo mal dos outros”. Com esta doença, nascemos quase todos os seres humanos.
Sintomas de inveja:
1) COMPARAÇÃO COM OUTROS:
Um critério para perceber sua presença é se, quando vêem que os outros são bem-sucedidos e têm boa sorte pelo que dizem ou fazem, e nos perguntamos: por que não me ocorreu dizer ou fazer isso? A pessoa que faz esse tipo de reflexão está doente de inveja. Aquele que se sente amargo porque os outros são mais apreciados, estimados, etc. tem sintomas claros de inveja.
2) CRÍTICAS NEGATIVAS:
Qualquer crítica negativa é resultado de inveja consciente ou inconsciente. Dessa maneira, muitas vezes tentamos cobrir a luz da imagem de outra pessoa, para destacar nossa própria imagem. Se julgamos os irmãos negativamente, é um bom sinal de que estamos infectados pela inveja.
“Você não tem desculpas por julgar outra pessoa, não importa quem você é, porque, ao julgar os outros, você se condena, pois faz exatamente as mesmas coisas que julga.” Rm 2.1
“Se você morder e comer um ao outro, tenha cuidado, para que não se destruam.” Gl.5.15
“Se existe um entre vocês que é sábio e conhecedor, que demonstra isso por seu bom comportamento, com a humildade que sua sabedoria lhe dá. Mas se você tem uma inveja amarga em seu coração e faz coisas por interesse pessoal, não deve se sentir orgulhoso de sua sabedoria, pois isso seria sentir e negar a verdade.
Pois este não é o tipo de sabedoria que vem de Deus, mas é a sabedoria deste mundo, da mente humana e do próprio diabo, porque onde há inveja e interesse pessoal, há desordem e todo tipo de mal. Mas aqueles que têm a sabedoria que vem de Deus primeiro têm uma vida pura; então eles são pacíficos, gentis e razoáveis. Eles são compassivos e fazem o bem; Eles são francos e sinceros. E aqueles que buscam a paz, semeiam em paz para colher uma vida justa “Stg 3, 13-18.
O louvor que outra pessoa merece e nós não o damos a ela é um bem estranho que retemos e existe uma obrigação de restaurar.
Pessoas invejosas tendem a menosprezar os outros, não apenas com palavras negativas, mas também em gestos que mostram indiferença a suas atitudes.
3) DESCOBRIR OUTRAS PESSOAS
Quando desencorajamos as pessoas que conhecemos, surgem novas capacidades, que já possuímos em maior grau, há uma indicação clara de que estamos sofrendo da doença da inveja, porque temos medo de que sejam melhores que nós.
“Incentivem-se todos os dias pela duração de hoje” Hb.3,13
Às vezes a inveja é inconsciente, disfarça-se, é doce e enganosa. Exemplo: Ele diz que o seu é bom, mas o meu é melhor.
NOMEAÇÕES BÍBLICAS DE PESSOAS COM INVEJA
Na Bíblia, é muito claro ver inveja em alguns personagens
A inveja de Caim a Abel porque suas ofertas foram aceitas por Deus (Gênesis 4, 1-16)
A inveja que os irmãos tinham de José, o sonhador, porque ele era o favorito de seu pai (Gn 37, 1-11).
A inveja de Saul a Davi por todo o sucesso que ele teve em todas as suas empresas (1 Sm 18,6-16).
A inveja dos apóstolos de João e Tiago porque sua mãe havia pedido a Jesus um bom lugar no Reino dos Céus. (Mt. 20, 24).
A inveja sentida pelos fariseus a Jesus por ter criado Lázaro e porque todos criam em Jesus (Atos 13,44).
DICAS PRÁTICAS PARA CURAR O MEIO AMBIENTE
1) CONSIDERE OS OUTROS MELHORES
“Eles devem amar-se, dando preferência e respeitando-se” Rm 12, 10
“Viva em harmonia um com o outro. Não se orgulhe, mas coloque-se no nível dos humildes” Rm 12,16
“Não faça nada por interesse pessoal ou por orgulho, mas com humildade e que cada um considere os outros melhores que ele” Fl2,3
A maioria das pessoas geralmente se compara às outras para ver que somos superiores, melhores. Especialmente quando outros estão em posições mais altas, mais dignos.
A imitação de Cristo diz:
“Não pense que você avançou em algo se não se considera inferior a todos. Quem está em paz não pensa mal de ninguém. O descontentamento é atormentado por muitas suspeitas; nem ele descansa nem deixa os outros descansarem. Se você quiser outros suportar, apoiá-los primeiro (imitação do Livro de Cristo 2.2-3).
2) NÃO ACREDITO QUE SÁBIO
“Se alguém pensa que é sábio, deve tornar-se alguém que nada sabe, para se tornar verdadeiramente sábio” 1 Cr 3, 18
“Se alguém imagina que sabe alguma coisa, vive como se não soubesse” 1 Cor 8.2
“Não acrediteis sábio” Rm 12,16
Como gostamos de aparecer, seja considerado e apreciado por nossa sabedoria. Quantas vezes pensamos; Como eles deram isso a uma pessoa, quando eu estou mais preparado, mais inteligente e sei mais do que ele?
3) FAÇA OUTROS CRESCER
“Deixe-o crescer e eu diminuo” Jn3,30
O Espírito Santo permite que sejamos misericordiosos com os outros como Jesus nos foi (Mt 18,35; Lc 6,36-38)
4) ORAÇÃO PELAS PESSOAS POR QUEM SENTIMOS O MEIO AMBIENTE
Para receber as bênçãos e agradecimentos de Deus, o único e melhor médico é a oração. “Ore por aqueles que o perseguem e difamam” Mt 18,35, você também pode dizer que devemos orar pelas pessoas com quem temos inveja, e algo muito eficaz é oferecer minha comunhão por eles.
Devemos dar a Jesus esse sentimento diante do Santíssimo Sacramento, para que Ele o diminua com sua graça.
Todo dia faça uma oração que diz: “Em nome de Jesus, renuncio ao demônio da inveja”
ORAÇÃO PARA CURAR A INVEJA
Oh, manso e humilde Jesus,
Entregue-me:
o desejo de ser estimado, o desejo de ser amado, o desejo de ser exaltado,
do desejo de ser honrado, do desejo de ser elogiado, do desejo de ser consultado, do desejo de ser aprovado,
do desejo de ser preferido.
Entregue-me:
do medo de ser humilhado, do medo de ser desprezado, do medo de ser reprovado, do medo de ser caluniado, do medo de ser ridicularizado, do medo de ser ridicularizado, do medo de ser ridicularizado, do medo de ser censurado, do medo de ser suspeitado.
Jesus, concede-me a graça de:
Que outros sejam mais queridos que eu, que outros sejam mais queridos que eu, que outros sejam mais escolhidos que eu, e eu ignorei. Que outros sejam louvados e eu não sei. Que outros sejam preferidos em tudo.
Na opinião do mundo, outros sobem e eu desço. Que outros se tornem mais santos do que eu, desde que eu me torne tão santo quanto deveria ser.